sexta-feira, 1 de abril de 2011

MENINA PRODÍGIO

Com apenas 10 anos, Daniela Yano não se cansa de conquistar títulos no tênis de mesa.
Capa da Folha de Londrina
Edição do dia 30.03.2011

          Uma garotinha de apenas 10 anos desafiando jovens e adultos numa mesa de tênis. À primeira vista pode parecer brincadeira, mas não é. Basta ver o currículo de Daniela Hikari Yano. Em pouco mais de três anos de prática, são mais de 10 títulos em campeonatos brasileiros, interestaduais e estaduais. E no que depender da vontade dela, esta coleção só tem a aumentar.
          Daniela começou a praticar esportes por incentivo dos pais, Rosa e Alcides Yano, logo aos cinco anos. Como uma legítima família oriental, a primeira investida foi no beisebol, mas logo a pequena partiu para aquele que é o esporte preferido da família. ''Ela gostou e não parou mais'', conta a mãe, que também é mesatenista, assim como o pai e o irmão mais velho, Vinícius.
          E ela não para mesmo. Basta ver uma bolinha e uma raquete e lá está Daniela desafiando algum adversário. Só de treinos são mais de 15 horas semanais, de segunda à sexta-feira, intercalado com os estudos. De viagens então, ela já até perdeu a conta. ''Tem vez que a gente termina de desfazer a mala e já tem que fazer de novo'', diz Rosa.
          A pouca idade também não a impede de traçar metas para a sua carreira. Muito pelo contrário. Daniela sabe bem onde quer chegar. ''Vou treinar muito para conseguir ir às Olimpíadas do Rio, mas sou muito nova e acho difícil. Mas 2020 estarei lá'', garante a menina, com a determinação de uma grande atleta.
          E o primeiro passo já foi dado. O desempenho da pequena mesatenista já chamou a atenção dos técnicos da seleção brasileira, que já a convocaram para alguns períodos de treinos. ''Ela treina numa categoria nova, a Hopes, criada pela CBTM para incentivar as crianças até 12 anos a praticarem o esporte'', explica Rosa. O próximo encontro será em São Paulo, entre os dias 8 e 10 de abril.
          A agilidade e a velocidade de Daniela foram alvo de elogios até do técnico Maurício Kobayashi, responsável pela formação de ninguém menos que Hugo Hoyama e Cláudio Kano, dois dos maiores nomes do esporte no Brasil. ''Ele elogiou e pediu para ter atenção total com ela'', revela o técnico da mesatenista, Willian Kumagai. ''É uma atleta que tem muito talento. Uma das melhores do Brasil hoje em sua categoria e tem tudo para continuar no topo'', finalizou o treinador da equipe Acel/Atemel/FEL.
 
FONTE: Folha de Londrina

Nenhum comentário:

Postar um comentário